VOLKSWAGEN

Up!

Lançado em 2014, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen, em Taubaté (SP), agora passa a transportar até quatro ocupantes, assim como na Europa. Isso foi feito para que todos os passageiros tenham encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo a nova legislação vigente no Brasil a partir deste ano.

Apesar de ter “perdido” um lugar (o que, convenhamos, talvez não impacte tanto na decisão de compra, já que quem compra este modelo não deve ter como prioridade o transporte de cinco passageiros), o modelo 2021 vem com uma grande lista de equipamentos.

Nesta configuração, chamada “Xtreme”, são de série o duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).

Também estão entre os destaques direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo ‘Plus’, chave tipo ‘canivete’, ‘Keyless’ (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis etc.

O porta-malas tem capacidade para 285 litros. Vale lembrar que o modelo 2021 não apresenta opcionais, já que é vendida justamente na versão mais completa.

É possível, no entanto, escolher uma das cinco cores sólidas ou duas metálicas. Caso você opte por estas últimas (Cinza Platinum e Prata Sirius), é necessário incluir o valor extra de R$ 1.570.

Motor com 105 cavalos de potência

O modelo 2021 vem equipado com o motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex e com injeção direta de combustível. Com ele, o VW up! tem 105 cavalos quando abastecido com etanol.

Seu número de maior destaque, no entanto, segue sendo o de torque: 16,8 kgfm (165 Nm), 100% disponível já a partir de 1.500 rpm. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,3 segundos, e a velocidade máxima é de 183 km/h. A transmissão é manual de cinco marchas.